o legado da toxo

3 anos depois, o que aprendemos com o maior surto de toxoplasmose do mundo?

18.389

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)/
Na quinta-feira, agentes da Vigiágua municipal coletaram amostras de água de 11 pontos da área central

Na última segunda-feira, completaram-se três anos da confirmação oficial do surto de toxoplasmose em Santa Maria pelas autoridades em saúde, o maior em números absolutos de confirmações identificado no mundo até agora, com 902 casos confirmados - entre eles, com registros de 10 abortos, três mortes fetais e uma morte por toxoplasmose congênita (bebê infectado durante a gestação e que nasceu com a doença).

Leia também:
Para infectologista, estudo ajudaria a entender a realidade atual da toxoplasmose aqui

Segundo a Vigilância Epidemiológica, no ano passado foram 110 notificações da enfermidade na cidade. De janeiro a março deste ano, apenas 30. Números bem abaixo do que os registrados em 2018, quando 1.947 notificações foram feitas (veja mais abaixo). Apesar da queda expressiva, o baixo índice pode estar sendo subdimensionado. O superintendente da Vigilância Municipal em Saúde, Alexandre Streb, acredita que, mesmo com a sensibilização de três anos atrás, ainda há uma grande subnotificação da doença no município.

Rio Grande do Sul terá 30 mil doses da Pfizer em maio

- A gente acredita que os números em Santa Maria são bem altos, ainda que subnotificados. Aos poucos, esses números foram caindo e, agora com a pandemia, isso é mais evidente. Mas nós acreditamos que esses números baixos de notificações são resultado de uma negligência de diagnóstico do que propriamente a realidade - alerta.

Grávidas e puérperas de grupos prioritários poderão ser vacinadas

A suspeita pode ser evidenciada pela frequência de notificações à prefeitura - das 110 realizadas em 2020, apenas 11 foram de toxoplasmose adquirida, sendo 35 de toxoplasmose congênita e 64 em mulheres grávidas.

- Nos casos mais leves, às vezes a doença passa despercebida, e isso faz com que não se dê a real dimensão do potencial de transmissão. A doença pode estar silenciosamente sendo transmitida, o que reflete nesse número grande de gestantes com a toxoplasmose, por isso fica óbvio que está sendo subnotificada - explica Streb.

A toxoplasmose é uma zoonose, de circulação endêmica, causada por um protozoário - o Toxoplasma gondii. A toxoplasmose aguda não é uma doença de notificação compulsória, mas desde 2016 uma portaria nacional tornou obrigatória a notificação da toxoplasmose gestacional e congênita.

Apesar disso, o superintendente municipal acredita ser muito difícil vivenciar um próximo surto do mesmo nível do que o de 2018.

- É algo muito difícil, em função do estado de tensão que ainda vivemos, mas não é impossível. Estamos alertas para um surto de qualquer dimensão. Nós chamamos a atenção do país para uma doença até então negligenciada, fomos a Brasília, no Senado, e ficou aquela promessa de que algumas coisas seriam consolidadas, como a notificação compulsória em todo o país e o teste do pezinho, que foi um ganho, mas só ficou no plano, e isso é um pouco frustrante - conclui Streb.

MELHORIAS
Apesar de o Brasil não ter tido as melhorias esperadas pelos órgãos de saúde como lição do surto de toxoplasmose, na cidade fica o saldo positivo. A própria Vigilância em Saúde passou a ser mais valorizada, com o acréscimo de servidores, principalmente na área de epidemiologia, e ganhou até um prédio novo. Um dos ganhos foi a implementação de um Plano de Amostragem da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua) no município, que antes não existia.

Santa Maria recebe remessa de vacinas na manhã desta sexta-feira

São 98 pontos de monitoramento de água, na zona urbana e rural de Santa Maria (veja abaixo). As amostras coletadas são enviadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen-RS), que possui uma filial regional na sede da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde só para fazer a análise do material coletado. Os parâmetros verificados são: cloro residual livre (in loco), turbidez, coliformes totais e fecais.

- Esse plano tem por função mais básica o monitoramento mais criterioso do que se tinha, não só com relação à toxoplasmose, mas a qualquer alteração química ou bioquímica da água. Hoje, não sai nenhum caminhão-pipa sem antes ter uma análise da água antes de ela ser distribuída. A qualidade da água hoje é mais monitorada do que ela era anteriormente ao surto - diz Alexandre Streb, superintendente da Vigilância em Saúde.

Na quinta-feira, agentes da Vigiágua coletaram 11 amostras em 10 pontos do Centro. Streb diz que essas amostras não são testadas para a presença do protozoário, mas que, havendo qualquer indício de alteração na qualidade da água, o exame é feito.

- Não temos mais o envio mensal com teste para toxoplasmose da Corsan, que foi feito por um ano e meio, mas analisamos outros indicadores, e qualquer alteração bioquímica que indique essa necessidade, qualquer suspeita que a água não esteja sendo tratada devidamente, nós fazemos. Os pontos foram estabelecidos de acordo com as regiões mais frágeis, com probabilidade de acidente com água.

Streb avalia que a população precisa manter o cuidado constante, principalmente se for gestante. Além disso, é recomendado fazer a limpeza das caixas d'água anualmente e evitar a circulação de animais em ambientes propícios à contaminação.

PONTOS DE COLETA DE ÁGUA

As amostras coletadas mensalmente são oriundas de 98 pontos de monitoramento de água para consumo humano, alocados na zona urbana e na zona rural da cidade. Conforme o Plano de Amostragem da Vigiágua de Santa Maria, as coletas são realizadas em pontos de água direta da tubulação de distribuição de água. A alocação dos pontos de coleta de amostras priorizou os locais que apresentam grau elevado de fragilidade, como hospitais, unidades básicas de saúde, escolas, creches e locais de aglomeração - shoppings, rodoviária, aeroporto e clubes - que possuem fluxo intenso de pessoas. São eles:

  • Rota Norte - 10 pontos
  • Rota Nordeste - 12 pontos
  • Arroio do Só - 5 pontos
  • Rota Leste - 14 pontos
  • Rota Oeste - 11 pontos
  • Rota Sul e Santa Flora - 14 pontos
  • Boca do Monte - 8 pontos
  • Palma e Arroio Grande - 8 pontos
  • Rota Centro - 11 pontos
  • Pains - 5 pontos

NOTIFICAÇÕES POR TOXOPLASMOSE EM SANTA MARIA

Agravo201620172018201920202021*
Toxoplasmose congênita187331183512
Toxoplasmose em gestantes2414135886417
Toxoplasmose adquirida331.779**35**111
Total45241.94724111030

* De janeiro a março de 2021
** Dos casos de toxoplasmose adquirida, foram notificados 1.714 casos no surto em 2018 e 23 casos em 2019

Fonte: Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) Municipal, em 15 de abril de 2021

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: Santa Maria recebe 6.695 doses de vacinas na manhã desta sexta-feira Anterior

VÍDEO: Santa Maria recebe 6.695 doses de vacinas na manhã desta sexta-feira

Vacinação de grávidas é controversa entre especialistas Próximo

Vacinação de grávidas é controversa entre especialistas

Saúde